Orações de Poder. (em construção)




Novena da busca da unção

                A inspiração para esta novena vem da experiência de libertação e cura de dois grandes profetas de Israel, Elias e Eliseu.
                Elias enfrenta  terrível Jezabel e o rei Asa, ambos desviados do caminho de Deus e cheios de maldade, o outro Eliseu, seu discípulo recebe o dobro de sua unção realizando obras maiores do que o primeiro.
                A novena invoca uma graça para cada façanha destes profetas, buscando esta mesma unção e libertação em nossas vidas.
                Elias e Eliseu nos dias de hoje:
                Foram dias difíceis os que viveram Elias e Eliseu, o abandono da fé por parte do povo, o seu distanciamento do verdadeiro culto a Deus, indo atrás de superstições e outros deuses. Mas tudo isto não era o único problema, uma crise imensa atingia a nação seus governantes, a exploração, a miséria, as doenças estavam frequentes naquela época.
                Uma mulher má que controlava o rei e cultuava demônios, controlava a economia, Jezabel era o seu nome e tornou-se modelo de malignidade, tendo o apocalipse por citá-la como sendo representante de toda forma de maldade e dor. Eram tempos difíceis como os que vivemos hoje. Creio que ninguém atualmente pode dizer que não enfrentou ou tem enfrentado dificuldades em alguma área da vida, com grande sofrimento.
                Quando vemos a maldade e a infelicidade, somos tentados a perguntar onde está Deus, e porque Ele sendo amoroso e poderoso não cercou com uma espécie de um campo de força as nossas vidas e a de nossos amados, impedindo as desgraças e os sofrimentos.
                É nos difícil compreender que o imenso amor de Deus, esta exatamente na liberdade dada aos homens, e mesmo intervindo sobrenaturalmente em alguns casos, os homens colhem as consequências de seus atos, de suas opções, na maioria das vezes infelizmente em direção oposta a que Deus orientou.
                E neste mundo somos uma só família, estamos interligados uns aos outros, mesmo que não queiramos, pois cada vez mais percebemos que existe uma corresponsabilidade entre os homens e as mulheres, entre as nações, a economia está globalizada, existe uma ação e reação agindo em nossas vidas, a violência atingiu a vida de todos. O pecado vai deixando rastros nas vidas de milhares, pois estamos unidos uns aos outros pelo vínculo da vida.
                Por isto o que nos atinge positiva e negativamente é fruto da maneira em que estamos construindo o mundo que nos foi entregue por Deus.
                Mesmo sendo nossa a responsabilidade sobre o mundo em que vivemos, Deus nos ensina a suplicar insistentemente pelas graças extraordinárias, onde Deus manifesta seu carinho para com seus filhos, pontuando sua presença no mundo.
                É uma demonstração clara de que o mundo físico está ligado ao mundo espiritual, e a nossa ação no mundo espiritual vai gerando as transformações no mundo natural, como ensina a escritura “ As coisas visíveis se originam nas invisíveis” Hb 11, 1b.
                Nossa oração através da pessoa de Jesus constrói o reino dos céus, afinal, Jesus é 100% homem e 100% Deus, e Nele temos a perfeita intercessão.
                O objetivo desta campanha é termos um método de oração, uma estratégia a seguir para o agir no mundo espiritual, um instrumento que nos auxilia à perseverança, à fidelidade, a mantermos um assíduo esforço de oração.
                A Novena – Campanha de oração terá uma orientação para cada dia, que poderá ser acrescida ou reduzida de outras práticas de devoção e piedade, de acordo com as condições de cada um, e podendo ainda, ser alterada, colocando ou retirando outras orações, uma vez que não temos uma fórmula, e sim um método de oração.
                Em cada dia o objetivo da oração estará ligado a um dos feitos dos referidos profetas, (Elias e Elizeu).

Orações para todos os dias. (início da novena).
                Como sabemos que é uma luta espiritual e que nossos inimigos não são de carne e sangue, mas são os principados e potestades espalhados nos ares, precisamos nos revestir da armadura do cristão. (Ef. 6, 10 - ss )

Ainda no início de cada dia da novena:

Como Elias antes de atravessar o deserto foi alimentado pelos anjos por três vezes, rezemos 3 Pai-nossos.
                Elias também foi alimentado pelos corvos, pássaros que lhe traziam a mandato de Deus, o alimento na fuga de Jezabel, enquanto ainda o fortalecia o Senhor, por isto rezamos 3 Aves-Maria.
               
Sabendo que Deus mostra sua glória à Elias, e isto ofusca sua face rezemos 3 Glórias ao Pai.

Depois de dois anos de seca, Elias roga à Deus, que envia chuva sobre a terra, o que foi uma manifestação ao inimigo de que o poder vem de Deus e da oração, assim rezemos o Vinde Espírito Santo e o Veni Creator Espirito.

VENI CREATOR SPIRITUS
                Vem, ó criador Espírito, as almas dos teus visitai. Os corações que criastes, enche de graça infinita. Tu, paráclito és chamado, Dom do Pai celestial, fogo, caridade, fonte viva e unção espiritual. Tu dás septiforme graça, dedo és da destra paterna, do Pai solene promessa, dás força da voz superna. Nossa razão esclarece, teu amor no peito acende, do nosso corpo a fraqueza com tua força defende. De nós afasta o inimigo, dá-nos a paz sem demora, guia-nos, e evitaremos tudo quanto se deplora. Dá que Deus Pai e seu Filho, por ti nós bem conheçamos, e em ti, Espírito de ambos, em todo tempo creiamos. A Deus Pai se dê a glória, e ao filho ressuscitado, paráclito e a ti também , com louvor perpetuado. Amém.
ORAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

                Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
OREMOS: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
                Depois deste momento, é o momento de orarmos livremente no Espírito, ou invocarmos o Espírito do Senhor em nossas vidas de forma espontânea.

ORAÇÕES ESPECÍFICAS PARA CADA DIA DA CAMPANHA.

1° Dia – Sal santifica a terra

Ler II Rs 2, 19-22
                Os habitantes da cidade disseram a Eliseu: A cidade está muito bem situada, como o de ver meu senhor, mas as águas são más e tornam a terra estéril. Eliseu disse-lhes: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. Eles lho trouxeram. Eliseu foi à fonte e deitou sal nela, dizendo: Eis o que diz o Senhor: Sanei estas águas, e elas não causarão mais nem morte, nem esterilidade. Ficaram as águas sadias e ainda o são, segundo a palavra que o Senhor tinha dito por Eliseu.
                Tenha um pouco de sal bento para jogar no local de oração.
                Pedido: Senhor transforma tudo que tem sido veneno em nossas casas, instala a verdadeira paz, transforma a miséria em prosperidade, em verdadeira benção.

2° Dia – O óleo da viúva que nunca acaba.

Ler II Reis 4, 1-5
                A mulher de um dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu, e sabes que ele temia o Senhor. Ora, eis que veio o credor tomar os meus dois filhos para fazê-los seus escravos. Eliseu disse-lhe: Que posso eu fazer por ti? Dize-me: que tens em tua casa? Ela respondeu: Tua serva só tem em sua casa uma garrafa de óleo. Vai, replicou Eliseu, pede emprestadas às tuas vizinhas, ânforas vazias em grande quantidade. Depois entra, fecha a porta atrás de ti e de teus filhos, e enche com óleo estas ânforas, pondo-as de lado a medida que estiverem cheias! Partiu a mulher e fechou a porta atrás de si e de seus filhos. Estes traziam-lhe as ânforas e ela as enchia.
                Pedido: Senhor, assim como sustentaste a viúva multiplicando o óleo nas vasilhas, multiplica nossa fonte de recurso, e não permita que o diabo a seque, nem que falte-nos o necessário, visita as nossas vidas e saneia nossas necessidades.

3º Dia – Eliseu e o filho da Sulamita

Ler II Reis 4, 8-37

                Certo dia em que Eliseu atravessava Sunão, veio uma mulher rica do lugar e insistiu com ele para comer em sua casa. Depois disso cada vez que ele passava por aquele lugar, dirigia-se à casa daquela mulher para tomar ali sua refeição. Ela disse ao seu marido: Escuta: eu sei que esse homem, que passa sempre por nossa casa, é um santo homem de Deus. Preparemos-lhe em cima um quarto, obra de pedreiro, onde poremos uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lâmpada; assim poderá acomodar-se ali quando vier à nossa casa. Ora, aconteceu que um dia, passando Eliseu por Sunão, retirou-se ao quarto de cima para dormir. E disse a Giezi, seu servo: Chama essa sunamita. Giezi chamou-a e ela apresentou-se diante dele. Pergunta-lhe, disse Eliseu, o que posso fazer por ela em reconhecimento do desvelo com que nos tem tratado. Talvez ela queira que se fale ao rei ou ao general do exército sobre algum negócio seu. Eu habito no meio do meu povo, respondeu ela. Eliseu então disse: Que se pode fazer por ela? Ela não tem filhos, respondeu Giezi, e seu marido é idoso. Chama-a, disse Eliseu. Giezi chamou-a e ela apareceu à porta. Eliseu disse-lhe: Por esse tempo, daqui a um ano, acariciarás um filho. Não meu senhor, respondeu ela, não zombes de tua escrava, ó homem de Deus! E a mulher concebeu. No ano seguinte, à mesma época, como tinha predito Eliseu, ela deu à luz um filho. O menino cresceu. Um dia em que ele fora ter com seu pai junto dos ceifadores, disse-lhe: Oh, minha cabeça, minha cabeça! Leva-o à sua mãe, disse o pai a um escravo. Este levou-o e entregou-o à sua mãe. O menino ficou nos joelhos da mãe até meio-dia, e morreu. Ela subiu, colocou o menino na cama do homem de Deus, fechou a porta e saiu. Chamou o marido e disse-lhe: Manda comigo um escravo e uma jumenta, para que eu vá à casa do homem de Deus e volte. Ele disse-lhe: Por que vais ter com ele hoje? Não é lua nova, nem sábado. Fica tranquilo, respondeu ela. Mandou selar a jumenta e disse ao escravo: Conduze-me, apressa-te, não me detenhas em caminho sem que eu te diga. Ela partiu e chegou aonde estava o homem de Deus, no monte Carmelo. O homem de Deus, vendo-a de longe, disse ao seu servo Giezi: Aí vem a sunamita; corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe se ela vai bem, como vai seu marido e o seu filho. Ela respondeu: Tudo vai bem. Mas chegando junto do homem de Deus na montanha, pegou-lhe os pés. Giezi aproximou-se para afastá-la, mas o homem de Deus disse-lhe: Deixa-a; sua alma está cheia de amargura e o Senhor me oculta o motivo, nada me revelou. A mulher disse: Pedi eu porventura um filho ao meu senhor? Não te disse que não zombasse de mim? Eliseu disse a Giezi: Põe o teu cinto, toma na mão o meu bastão e parte. Se encontrares alguém não o saúdes; e se alguém te saudar, não lhe respondas. Porás o meu bastão no rosto do menino. A mãe do menino exclamou: Por Deus e pela tua vida, não te deixarei! Então Eliseu seguiu-a. Entretanto, Giezi, que os tinha precedido, pôs o bastão no rosto do menino; mas não houve voz, nem sinal de vida. Ele voltou a Eliseu e disse-lhe: O menino não despertou. Eliseu entrou na casa, onde estava o menino morto em cima da cama. Entrou, fechou a porta atrás de si e do morto, e orou ao Senhor. Depois , subiu à cama, deitou-se em cima do menino, colocou seus olhos sobre os olhos dele, suas mãos sobre as mãos dele, e enquanto estava assim estendido, o corpo do menino aqueceu-se. Eliseu levantou-se, deu algumas voltas pelo quarto, tornou a subir e estendeu-se sobre o menino; este espirrou sete vezes e abriu os olhos. Eliseu chamou Giezi e disse-lhe: Chama a sunamita; o que ele fez. Ela entrou e Eliseu disse-lhe: Toma o teu filho. Então ela veio e lançou-se aos pés de Eliseu, prostrando-se por terra. Em seguida tomou o filho e saiu.
                Pedido: Te apresento Jesus nossos filhos, suplicamos pelas bênçãos sobre cada um deles, e sobre aqueles que virão, retira-os do vale da morte, das drogas, do vício, da doença, do flagelo da promiscuidade, liberta suas casas e suas famílias.

4º dia – Multiplicação dos Pães e a Benção da Prosperidade.

Ler II Rs 4, 38-44
                Quando Eliseu voltou a Gálgala, a fome devastava a terra. Estando os filhos dos profetas sentados diante dele, disse ao seu servo: Toma uma panela grande e prepara uma sopa para os filhos dos profetas. Foi um deles ao campo para colher legumes, e encontrou uma planta silvestre; colheu dela coloquíntidas selvagens, encheu o manto, voltou para casa e cortou-a em pedaços dentro da panela da sopa, sem saber o que era. Serviu-se a refeição aos homens. Logo, porém, que provaram da sopa, puseram-se a gritar: Homem de Deus, a morte está na panela! E não puderam comer. Eliseu disse-lhes: Trazei-me farinha. Jogou farinha na panela e disse: Serve agora, para que todos comam. E não havia mais nada de ruim na panela. Veio um homem de Baalsalisa, que trazia ao homem de Deus, à guisa de primícias, vinte pães de cevada e trigo novo no seu saco. Dá-os a esses homens, disse Eliseu, para que comam. Seu servo respondeu: Como poderei dar a comer a cem pessoas com isto? Dá-os a esses homens, repetiu Eliseu, para que comam. Eis o que diz o Senhor: Comerão e ainda sobrará. E deu-os ao povo. Comeram e ainda sobrou, como o Senhor tinha dito.
                Pedido: Multiplica Senhor nossos celeiros, dá-nos o emprego e a justa remuneração, abri as portas para a vida profissional e econômica, concede-nos a força para o trabalho e as condições para exercê-lo, derrama esta graça de proteção sobre nosso trabalho e a nossa vida.

5º Dia – Cura da Lepra do estrangeiro Naamã.

Ler IIRs 5, 1-14
                Naamã, general do exército do rei da Síria, gozava de grande prestígio diante de seu amo, e era muito considerado, porque por meio dele, o Senhor salvou a Síria; era um homem  valente, mas leproso. Ora, tendo os sírios feito uma incursão no território de Israel, levaram consigo uma jovem, a qual ficou a serviço da mulher de Naamã. Ela disse à sua senhora: Ah, se meu amo fosse ter com o profeta que reside em Samaria, ele o curaria da lepra! Ouvindo isso, Naamã foi e contou ao seu soberano o que dissera a jovem israelita. O rei da Síria respondeu-lhe: Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel. Naamã partiu com dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes de festa. Levou ao rei de Israel uma carta concebida nestes termos: Ao receberdes esta carta, saberás que te mando Naamã, meu servo, para que o cures da lepra. Tendo lido a missiva, o rei de Israel rasgou suas vestes e exclamou: Sou porventura um deus, que possa dar a morte ou a vida, para que esse me mande dizer que cure um homem da lepra? Vede bem que ele anda buscando pretextos contra mim. Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha rasgado as vestes, mandou-lhe dizer: Por que rasgastes as vestes? Que ele venha a mim, e saberá que há um profeta em Israel. Naamã veio com seu carro e seus cavalos e parou à porta de Eliseu. Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa. Naamã se foi, despeitado, dizendo: Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infetado e me curaria da lepra. Porventura os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar limpo? E, voltando-se, retirou-se encolerizado. Mas seus servos, aproximando-se dele, disseram: Meu pai, mesmo que o profeta te tivesse ordenado algo difícil, não o deverias fazer? Quanto mais agora que ele te disse: Lava-te e serás curado. Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança.
                Pedido: Deus amado cura os enfermos, em especial a doença que vos pedimos,olha para a nossa enfermidade e também das pessoas que intercedemos, que todos alcancem a cura física.
                Se possível rezar de joelhos, este dia, pois queremos como Naamã dar um passo na fé, como ele que se banhou sete vezes no rio Jordão;

6º Dia – Eliseu faz aparecer o machado perdido.

Ler II Rs 6, 1-7
                Os filhos dos profetas disseram a Eliseu: Vê, o lugar em que moramos contigo tornou-se estreito demais para nós. Vamos até o Jordão, tomemos dali cada um de nós uma viga, e construamos ali uma sala em que habitemos. Ide, respondeu-lhes ele. Mas vem também tu com teus servos, ajuntou um deles. Eu irei, disse ele, e partiu com eles. Chegados ao Jordão, puseram-se a cortar madeira. Ora, estando um deles a cortar uma árvore, eis que o seu machado caiu na água. Ah, meu senhor! Exclamou ele. Porque o machado era emprestado. Onde caiu ele? Perguntou o homem de Deus. Ele mostrou-lhe o lugar. Eliseu cortou um pedaço de madeira, jogou-o na água, e o machado veio à tona. Tira-o, disse ele. O homem estendeu a mão e tomou-o.
                Pedido: Concede-nos senhor que tudo que foi perdido em nossas vidas possa ser achado, não só objetos mas também projetos e vigor, tudo o que foi perdido ou roubado em nossas vidas.

7º Dia- Libertação das armadilhas.

Ler II Rs 6, 8-20
                O rei da Síria, que estava em guerra contra Israel, teve conselho com os seus sevos e disse-lhes: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento. Mandou então o homem de Deus dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passar por tal e tal lugar porque os sírios estão ali. O rei de Israel mandou homens ao lugar indicado pelo homem de Deus em sua mensagem. E o rei acautelou-se não apenas uma ou duas vezes. O rei da Síria alvoroçado por causa disso, chamou seus servos e disse-lhes: Não me descobrireis quem dos nossos nos traiu junto do rei de Israel? Não foi ninguém, ó rei, meu senhor, respondeu um deles; é o profeta Eliseu quem conta ao rei de Israel os planos que fazes em teu quarto de dormir. Ide, disse o rei, e vede onde ele está, para que eu o mande prender. Disseram ao rei: Ele está agora em Dotã. O rei enviou ali cavalos, carros e uma companhia importante; chegaram de noite e cercaram o lugar. Na manhã seguinte, o homem de Deus, saindo fora, viu o exército que cercava a cidade com cavalos e carros. Seu servo disse: Ai, meu senhor! Que vamos fazer agora? Não temas, respondeu Eliseu; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja. O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. (Entretanto, os sírios) desciam para ele, e Eliseu orou ao Senhor, dizendo: Feri de cegueira estes homens. E o Senhor, ouvindo a prece de Eliseu, feriu-os de cegueira. Eliseu disse-lhes: Não é por aqui o caminho, nem é esta a cidade. Segui-me: vou conduzir-vos ao homem que buscais. E levou-os a Samaria. Tendo eles entrado em Samaria, Eliseu disse: Senhor, abri os olhos desses homens para que vejam. O Senhor abriu-lhes os olhos e eles viram que estavam em Samaria.
                Pedido: Neste dia ficamos em silêncio escutando o que Deus fala ao nosso coração nos preparando para não cairmos em nenhuma cilada e dando-nos direção para estarmos em seu caminho.

8º Dia – Ossos de Eliseu ressuscitam um morto.

Ler II Rs 13, 20-21
                Eliseu morreu e foi sepultado. Guerrilheiros moabitas faziam cada ano incursões na terra. Ora, acontece que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé.
                Pedido: Suplicamos Senhor vossa vitória sobre toda a obra do mal, que satanás e seus anjos sejam vencidos por vossa graça e que nossas vidas estejam livres de todo mal.

9º Dia – Eliseu recebe a unção dobrada.

Ler II Rs 2, 1-14
                Eis o que se passou no dia em que o Senhor arrebatou Elias ao céu num turbilhão: Elias e Eliseu partiram da Gálgala, e Elias disse a Eliseu: Fica aqui, porque o Senhor me mandou a Betel. Por Deus e por tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E desceram a Betel. Os filhos dos profetas, que estavam em Betel, saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: Sabes que o Senhor vai tirar hoje o teu amo de sobre a tua cabeça? Sim, eu o sei. Calai-vos! Elias disse-lhe: Ficai aqui, Eliseu, porque o Senhor manda-me a Jericó. Por Deus e por tua vida, respondeu ele, não te deixarei. E chegaram a Jericó. Os filhos dos profetas que estavam em Jericó foram ter com Eliseu e disseram-lhe: Sabes que hoje o Senhor vai tirar hoje o teu amo de sobre a tua cabeça? Sim, eu o sei. Calai-vos! Elias disse-lhe: Ficai aqui, porque o Senhor manda-me ao Jordão. Por Deus e pela tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E partiram juntos. Seguiram-nos cinquenta filhos de profetas os quais pararam ao longe, diante deles, enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão. Elias tomou o seu manto, dobrou-o e feriu com ele as águas, que se separam para as duas bandas, de modo que atravessaram ambos a pé enxuto. Tendo passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de ti. Que posso eu fazer por ti? Eliseu respondeu: Seja-me concedida uma porção dobrada do teu Espírito. Pedes uma coisa difícil, replicou Elias. Entretanto, se me vires quando eu for arrebatado de ti, isso te será dado. Mas se não me vires, não te será dado. Continuando o seu caminho, entretido a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão. Vendo isso, Eliseu exclamou: Meu pai, meu pai! Carro e cavalaria de Israel! E não o viu mais. Tomando então as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Apanhou o manto que Elias deixara cair, e voltando até o Jordão, parou à beira do rio. Tomou o manto que Elias deixara cair, feriu com ele as águas, dizendo: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Onde está ele? Tendo ferido as águas, estas separaram-se para um e outro lado, e Eliseu passou.
                Pedido: Ao final desta novena pedimos dá-nos a vitória sobre os pedidos que fizemos a vossa divina misericórdia e concede-nos unção dobrada de seu Espírito para que possamos viver a vida dos filhos de Deus.