O pregador ao dizer sim e tomar posse de seu ministério evangelizador precisa também ter clareza do que está abraçando:
O pregador inconsequente: Em Lc 9,57-58, Jesus responde dando uma prévia da vida que deveriam enfrentar posteriormente. Jesus declara com todas as letras que vive na pobreza, que nada tem neste mundo que o coloque na posição dos então fariseus e mestres da lei. Jesus nunca pediu ao Senhor riquezas e glórias para si, nem mesmo pediu por uma vida cheia de facilidades. Ele sabia que sua missão iria dar à Ele o desprestígio diante dos ricos e poderosos, que não seria bem aceito entre os seus e até mesmo que a morte seria sua companheira quase que diariamente.
O pregador que ama seu Mestre vive, se alegra e sofre com Ele.
Muitos ao encontrar as primeiras dificuldades além de voltarem atrás ainda começam a por questionamentos e acusações, escancaram uma porta para o tentador entrar, e acabam por abandonar a Igreja e adentrarem para outras denominações que pregam a "teologia da prosperidade".
Jesus deixou bem claro que, quem o seguisse iria enfrentar todo ódio do mundo, e, só teriam por prêmio a salvação numa vida futura, cheia de tesouros que a traça não corrói.
O pregador precisa estar ciente das consequências de seu SIM.
O pregador soft: É aquele que vive em busca de conforto e segurança acima dos interesses de Deus e de seu Reino. Se colocam como evangelizadores mas vivem no luxo e não abrem mão de si em favor do próximo.
Lembram do Jovem rico? Pois bem, ele tinha um bom coração e até observava os mandamentos da Lei de Deus, mas, o amor ao conforto e segurança que sua riqueza proporcionavam foi superior ao chamado de Jesus.
O pregador indeciso: É aquele que, segundo um amigo meu, ficam com um pé no barco e outro no barranco.
Se proclama pregador, mas não deixa a vida antiga.
Aquele que prega contra o alcoolismo, mas não deixa a " cerveja nossa de cada dia", o que prega contra o tabagismo, mas vive com a carteira de "cigarros contrabandeados (afinal o nacional é caro demais)", o que prega contra o crime, mas não abre mão de comprar aquele " DVD alternativo (afinal os originais são ainda mais caros que os cigarros), aquele que prega contra o adultério, mas sempre deixa escapar os "psiu, gatinha, gos...".
O que prega contra falsas doutrinas, mas não deixa de lado aquela "simpatiazinha".
E assim vai uma lista de contra-testemunhos....
O pregador precisa fazer uma opção única e radical por Jesus Cristo.
Ah! então quando eu tomar a decisão de ser um pregador decidido eu imediatamente vou virar santo?
Não! Imediatamente eu começo um caminho firme para a santidade, e meus "pecados de estimação" começam a perder o valor para mim. Minhas opções para as coisa do mundo começam a acabar por minha livre vontade e começa a se abrir um leque infinito de opções das coisas de Deus para minha livre escolha.
Eu vou ser mais feliz quando eu for a uma festa de casamento, eu vou ser mais feliz quando eu for a uma festa de aniversário, eu vou ser mais feliz quando eu for a tantos outros lugares. Porque fiz a opção de me libertar das garras do mundo e viver dependente de Deus.
Paz, graça e unção da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário